Exame eletrofisiológico para avaliar a função e determinar a acuidade auditiva do animal. A audiometria é muito utilizada nos casos de otite crônica, para definir com mais propriedade a indicação cirúrgica, e nos casos de surdez congênita. O exame pode ser feito em animais acordados ou sedados.
Abordagem do aparelho auditivo por fibra ótica que permite um diagnóstico preciso das doenças de orelha externa e média e a realização de vários procedimentos, como biópsia intraótica cauterização de pólipos, abordagem da orelha média e meringotomia (incisão na membrana do tímpano para drenagem de pus ou líquido).
Melhor opção de abordagem realizada sob anestesia geral em pacientes com otite bacteriana, quadro que pode levar o animal à surdez ou à hipoacusia (diminuição da audição).
Técnica utilizada no tratamento de tumores (neoplasias) que utiliza aparelhagem especial e nitrogênio líquido e assim possibilita o congelamento e a consequente eliminação (cura) do câncer em grande parte dos animais acometidos.
Utilizada para a detecção de fungos na pele de cães e gatos.
Análise do conduto auditivo externo para identificação de otites.