Writing a prescription or medical examination notes

Guia para a prática clínica na dermatite atópica canina

A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica de pele, recorrente e prurítica, frequente nos cães, cujo tratamento tem sido objeto de alterações ao longo do tempo e de acordo com a região geográfica. Recomendamos a leitura deste artigo sobre o tema, que basicamente oferece ao clínico veterinário um guia de quais fármacos apresentam maior probabilidade de sucesso. O estudo foi desenvolvido por importantes nomes da dermatologia veterinária mundial, que fazem parte do Grupo de Trabalho Internacional dedicado ao estudo da Dermatite Atópica Canina, como o M.V. Thierry Olivry.

É importante ressaltar que o grupo recomenda atualmente uma abordagem multifacetada para o tratamento dos cães com DA.

Para a maioria das recomendações apresentadas neste artigo, as evidências foram extraídas de resultados de ensaios clínicos em que se obtiveram reduções estatisticamente significativas.

Deve-se levar em consideração que as reduções não implicam necessariamente que a utilização dessas intervenções conduzirá sempre a um resultado positivo, tanto para o animal quanto para o proprietário. São recomendações, e lembramos que em muitos casos é necessário associar vários tipos de intervenções de modo a maximizar os benefícios, tentando, ao mesmo tempo, minimizar os custos e os efeitos adversos dos fármacos.

Baixe e leia o artigo na íntegra clicando no botão ao lado.

 

* O conteúdo desse post foi retirado do artigo “Tratamento da dermatite atópica canina: guidelines de 2010 para a prática clínica do Grupo de Trabalho Internacional dedicado ao estudo da Dermatite Atópica Canina (International Task Force on Canine Atopic Dermatitis)” – Olivry et al., © 2010 The Authors. Journal compilation © 2010 ESVD and ACVD, Veterinary Dermatology.